5 Tendências Tecnológicas Para Os Próximos Anos

Digital & Innovation | 24th Fevereiro 2016
Para as empresas, estar a par das novas tecnologias e adotá-las é essencial para a estratégia de crescimento e de afirmação no mercado. Na Hi INTERACTIVE procuramos sempre manter-nos a par das últimas tecnologias e de como estas podem beneficiar as marcas que trabalhamos. Neste artigo expomos 5 tendências apontadas pela Gartner que podem dinamizar os negócios das empresas nos próximos anos.

Conteúdo automatizado

De acordo com as ideias expostas na Gartner Symposium/ITxpo de 2015, pelo menos 20% do conteúdo das empresas será gerado por inteligência artificial em 2018. Este conteúdo será gerado por tecnologias proativas (com base em informações analíticas) e disponibilizado por sistemas automatizados. Conteúdos tais como documentos técnicos e relatórios de mercado serão os principais focos de utilização destas ferramentas.

A aprendizagem da tecnologia

O crescente desenvolvimento das fontes de informação e da complexidade das mesmas faz com que seja necessário encontrar novas formas de classificação e de análise mais viáveis e rentáveis. Assim, os DNNs (Deep Neural Nets - Redes Neurais Profundas) serão responsáveis por automatizar a compreensão da informação, permitindo às máquinas adaptar-se às características do ambiente que as rodeia. Estas funcionalidades conferem vantagem competitiva às empresas que apostem nesta vertente.

Assistência digital

Para que as empresas possam acompanhar os clientes numa perspetiva mais direcionada dentro das crescentes limitações de tempo, estes serão reconhecidos (por características tais como o rosto e a voz) por assistentes digitais. Estas experiências irão reproduzir conversas humanas, com contexto, história e capacidade de resposta.

Do 3D para a realidade

Uma das áreas com maior taxa de progresso será a das impressões 3D, cujo crescimento anual será superior a 64%. Este crescimento será constante nos próximos 20 anos, seja a nível do tipo de materiais que podem ser impressos, da velocidade da impressão ou da complexidade dos modelos e objetos.

Monitorização da Saúde

Num futuro próximo, cerca de dois milhões de colaboradores utilizarão dispositivos de acompanhamento de saúde e fitness. Estes dispositivos são especialmente úteis para quem tem postos de trabalho de risco, permitindo fazer a monitorização dos batimentos cardíacos, da respiração e do stress para enviar ajuda de forma rápida, se necessário.

O crescimento e sucesso das empresas depende da capacidade de adoção e adaptação às tecnologias que melhor respondem às necessidades do mercado. Fique a par das tecnologias que podem elevar o seu negócio ao próximo nível: fale connosco.

Voltar